Você sabe o que é o E-COMMERCE B2B e B2C?
Com a chegada da pandemia, além da mudança de comportamento do consumidor, o poder de compra diminuiu, e o distanciamento social reduziu as interações presenciais, e hoje em dia, grande parte das pessoas estabeleceu a internet como a principal forma de realizar suas compras!
Negócios que não são presentes no mundo digital correm grande risco de perder não somente a oportunidade de serem reconhecidos por potenciais clientes, mas também saem do radar de futuros compradores, que irão optar por concorrentes que já são presentes no mundo digital.
Segundo pesquisas, a expectativa de gastos com compras B2B é de 75%. Até o fim do ano, espera-se que as vendas B2B em todo o mundo alcancem US$4,9 trilhões em relação a 2014, essa fatia representa um aumento de 265%.
Ter uma plataforma de e-commerce B2B nos dias de hoje não é mais um diferencial, mas, passou a ser uma necessidade para gestores e equipes que buscam visibilidade. É por isso que vale a pena saber mais sobre esse assunto!
O que é e-commerce B2B?
O e-commerce B2B é uma plataforma de vendas específica para o comércio eletrônico entre empresas. Uma loja virtual onde indústrias e distribuidoras podem vender seus produtos.
Qual a diferença entre e-commerce B2B e B2C?
Vamos começar pelo e-commerce B2C. O tipo de e-commerce que grande parte das pessoas veem todos os dias. A sigla B2C significa Business to Consumer, ou, negócios para o consumidor.
Esse tipo de e-commerce é totalmente focado no consumidor final.
Já no e-commerce B2B tudo é totalmente diferente, é melhor para uma empresa conquistar clientes que compram em grandes volumes e fecham contratos longos.
POR QUE VOCÊ PRECISA DE UM E-COMMERCE B2B?
Já te explicamos o que é o e-commerce B2B, agora é hora de saber se você precisa de um. Por isso, separamos para você alguns motivos pelos quais implantar essa ferramenta pode ser útil.
ADEQUAÇÃO AO MERCADO
O primeiro motivo para você investir nessa ferramenta é porque as vendas online são uma tendência no mercado que veio para ficar, e, quem não acompanhar vai ficar para trás.
MUITAS VANTAGENS
Essa ferramenta oferece inúmeros benefícios para você, e esse é o segundo motivo pelo qual você precisa pensar mais sobre adquirir essa ferramenta.
Confira agora alguns benefícios que listamos para você!
- Garantir uma boa experiência de compra, com acesso a todas as informações sobre seus produtos em um só lugar traz satisfação ao seu cliente;
- Atenda seus clientes de lugares distantes com facilidade e frequência, sem precisar viajar quilômetros para isso;
- É possível receber pedidos a qualquer hora, e de forma mais organizada, com informações que você precisa em um só lugar.
É NECESSÁRIO FAZER DIVULGAÇÃO?
Sim! É de extrema importância que você pense em estratégias de divulgação que possam engajar seu cliente. Não adianta implementar o sistema de vendas online e esperar que as vendas aumentem do dia para a noite.
É necessário que você construa um relacionamento com a nova plataforma e incentive o seu cliente a usá-la.
COMO COMEÇAR A LUCRAR COM O E-COMMERCE B2B DE FORMA PRÁTICA
- Se dedique a apresentar o e-commerce e seus benefícios para todo o seu time de venda, eles são os primeiros que precisam “comprar” essa ideia;
- Crie um cronograma para apresentar o e-commerce a cada um de seus clientes;
- Atualize todos os seus meios de comunicação com o endereço online do seu e-commerce B2B: site, redes sociais, cartões de visita, folders, embalagens…
- Elabore campanhas de incentivo para que o time de vendas tenha como meta as vendas pelo e-commerce B2B;
- É importante que você invista em suas redes sociais, para que de alguma maneira você consiga manter seus clientes lembrando de você e de seus produtos.
Se você estava em busca de saber mais sobre o e-commerce B2B, certamente tem informações valiosas em suas mãos!