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Utilizando gatilhos mentais ao seu favor!

Escrito por Rodrigo Vidal em 1 de agosto de 2022
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Utilizando gatilhos mentais ao seu favor!

De fato, o gatilho mental é uma das maneiras mais assertivas do marketing para conversão de leads, ele nada mais é que uma informação que provoca uma reação automática, mas como assim? Uma reação automática? Isso mesmo! Tudo isso por que nosso cérebro responde ao estímulo causado pelo gatilho mental, por exemplo, imagine só se sua marca favorita coloca um anúncio: “Últimas unidades. Peça já a sua!”, automaticamente seu cérebro reagiria de forma positiva e causaria um senso de urgência na sua mente lhe induzindo a comprar o mais rápido possível, pois como são as últimas unidades, é como se você não comprasse agora estaria perdendo uma oportunidade muito valiosa.

Afinal o que são esses gatilhos mentais? Nada mais é do que estratégias que podem ser utilizadas no seu processo de venda ou pré venda. De acordo com o psicólogo Daniel Kaheman, autor do livro “Rápido e Devagar: Duas formas de Pensar”, o nosso cérebro tem duas formas de tomar decisões. Uma delas é rápida e intuitiva, e facilmente afetado por emoções, comportamentos compulsivos ou pouco racionais. Já por outro lado teremos a tomada de decisão mais calculista, exigindo assim mais raciocínio lógico.

7 Gatilhos mentais para vendas

  1.  Gatilho de Coerência

Esse gatilho de coerência se utilizado em seu discurso de vendas precisa entrar em sintonia com o cliente, use frases que questionem o cliente e que faça concordar com o enunciado, aliás, ninguém quer ser contrariado durante uma oferta de vendas, correto?
Exemplo: O gatilho de coerência usa o nosso desejo de evitar cair em contradição. Se sua empresa trabalha apenas com produtos recicláveis, e seu cliente é um defensor desta causa, faz todo sentido utilizar esse gatilho para que ele lhe escolha.

  • Gatilho Autoridade

A autoridade pode destacar sua empresa logo de cara.

Todo vendedor deve se portar com autoridade com o seu produto ou serviço, fazendo assim que seu prospect veja o valor da sua proposta, se posicione como referência no mercado, alguém que sabe muito bem sobre o que vende.

  • Gatilho Escassez

Acredito que esse seja o mais utilizado, principalmente em anúncios no varejo. Esse estímulo que traz aquele senso de urgência, acelerando o tempo de decisão de compra do cliente, dando a entender se não comprar agora não irá conseguir depois.

  • Gatilho de Curiosidade

Um dos gatilhos mais motivadores é o da curiosidade, essencial para quando você oferece algum tipo de conhecimento ao seu lead, ele se encontra preso ao que sabe e ao que irá aprender.

  • Gatilho de humanização

A humanização da marca também é considerada um tipo de gatilho. Dê nome e rosto para sua empresa, fazendo assim uma conexão com seu cliente.

  • Gatilho dor vs prazer

A “dor” do cliente nada mais é que um problema sem solução que ele possui. Você tem que identificar essa dor e através do seu produto ou serviço, e oferecer a solução deste problema.

  • Gatilho Prova Social

Crie vídeos, depoimentos de pessoas que já adquiriram seu produto ou serviço. Esse gatilho é essencial para trazer credibilidade e confiança para sua empresa

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