Aumente suas vendas

Entenda como alterar o preço do seu produto sem perder clientes

Escrito por Rodrigo Vidal em 1 de agosto de 2022
Faça como outros milhares de empresários

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos

Entenda como alterar o preço do seu produto sem perder clientes

Existem alguns fatores que aumentam o preço de um produto. Inflação, flutuações do dólar, decisões econômicas, entre outros. Além do cidadão brasileiro, indústrias e distribuidores também são afetados. Eles precisam tomar decisões e manter seus processos em execução, mas sem aumentar a escalada para não perder clientes fiéis.

Neste caso, a pergunta é uma só: como aumentar o preço de um produto sem perder clientes? Como você pode evitar a queda de renda por medo de mudar os preços? A verdade é que não é fácil, mas é possível aumentar os preços e manter os consumidores fiéis ao seu produto!

Confira esta lista de 4 dicas que compartilhamos para ajudá-lo!

  1. Conheça o seu mercado.

Analise seu perfil de consumidor e sua posição em relação à concorrência. Seu produto oferece uma diferença significativa que incentiva a compra, além do preço?

Além disso, seja honesto ao responder à pergunta: seu cliente é realmente um seguidor do seu produto ou geralmente é baseado no preço? Se você tiver todas essas informações, será mais fácil avaliar os resultados e entender como aumentar o preço do produto sem os maiores efeitos negativos na receita.

  • Alinhe o tom com seus representantes e fornecedores internos.

Depois de analisar o mercado, se você perceber que aumentar os preços é importante para manter a viabilidade financeira do seu negócio, é hora de ter uma conversa direta com sua equipe de vendas. Explique, o real motivo do aumento de valores.

Juntos, definam como aumentar o valor do produto e como informar essa mudança para o cliente.

  • Mude, mas não exagere.

O erro mais comum é ter medo de aumentos de preços quando um concorrente não está fazendo o mesmo. E quando você percebe, sua empresa já tem preços baixos no mercado, e continua tendo prejuízos.

Seria um grande erro fazer um aumento significativo de uma só vez, isso faz com que seus clientes fiquem insatisfeitos, e o resultado é uma queda ainda maior nas vendas.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, altere os preços aos poucos. À medida que o consumidor se adapta à mudança, ela aumenta gradualmente.

  • Recompense clientes fiéis.

Converse com sua equipe de vendas e crie uma lista de clientes que mantêm seus pagamentos em dia. O interessante seria que esses clientes recebessem um tratamento especial, para que assim, continue consumindo seus produtos curiosamente, esses clientes fiéis recebem um tratamento especial para continuar consumindo seus produtos. Outras dicas incluem:

  • oferecer diversos descontos e formas de pagamento;
  • aconselhe os representantes de seus vendedores a ligarem regularmente para o consumidor para se certificarem de que estão satisfeitos com o produto.
  • aceitar o feedback que você recebe do consumidor.

Lembre-se: clientes satisfeitos são o segredo do sucesso da sua empresa!

Aqui estão quatro dicas fáceis para ajudá-lo a entender como aumentar o preço do produto que você está vendendo sem afetar seus resultados. Use-os, sempre com a equipe, e garanta que seu negócio continue prosperando, mesmo com as inevitáveis ​​oscilações econômicas!

× Como posso te ajudar?