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4 Tipos de comissão que ajudarão sua equipe a obter melhores resultados!

Escrito por Rodrigo Vidal em 1 de agosto de 2022
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4 Tipos de comissão que ajudarão sua equipe a obter melhores resultados!

Uma das coisas mais importantes em uma empresa é o cálculo correto das comissões, aliás é através das comissões que você consegue incentivar sua equipe a obter resultados ainda melhores, trazendo crescimento para sua empresa.

Por essa razão que muitos vendedores buscam maneiras de atingir suas metas, porém as comissões precisam ser feitas com cuidado pelo gerente comercial da empresa.

Existem vários tipos de comissões, veja abaixo!

Comissão por venda

Esse tipo de comissão é mais uma forma de incentivo que a empresa oferece para seus vendedores, um tipo de “motivação”, onde eles recebem um montante sobre o valor das vendas que realizarem. Nesse caso o pagamento pode ser feito tanto no início ou no final do mês, juntamente ao salário fixo.

Comissão por Território / Positivação Territorial

Uma boa solução para empresas que lidam com clientes de regiões específicas, é uma forma de recompensa ao vendedor por vendas realizadas dentro de determinado perímetro.

Fazendo com que a empresa consiga aumentar ainda mais suas vendas em determinado território.

Comissão Residual

Esse tipo de comissão é pouco utilizado, porém, ela é feita da seguinte forma:

O vendedor continua recebendo valores mesmo após o fechamento da compra pelo cliente e enquanto ele ainda estiver ativo.

Enfim, esses foram alguns exemplos dos tipos de comissões existentes, mas o que realmente importa é fazê-las do jeito correto, sem trazer prejuízo para sua empresa.

Por essa razão é importante fazer a estruturação da sua recompensa.

Definir uma base de valores  

Estabeleça um valor justo, com percentuais de comissão variáveis conforme o preço, a demanda e a oferta do produto, mas sempre mantenha o equilíbrio para o incentivo não afete a saúde financeira da sua empresa.

Estabeleça Metas

Estabeleça os objetivos desejados pela empresa, para fazer a estruturação da sua comissão de vendas, verificando quais são as metas adequadas para alcançar o seu objetivo.

Regras para Recebimento

Faça uma base de valores justa e um prazo de repasse adequado das comissões para os vendedores. É muito importante que o responsável estabeleça normas claras para cada tipo de comissão.

Utilize Métricas de Acompanhamento

E por último e mais importante, utilize métricas que auxiliem no acompanhamento da sua equipe, de preferência utilize softwares para gestão de equipes, por exemplo o Manager. Nele você consegue ter acesso à vários KPI’s que são indicadores específicos para o acompanhamento da sua equipe, metas alcançadas, vendas realizadas, clientes satisfeitos, entre outros que irão cooperar com o bom gerenciamento da sua equipe.

Nele também você consegue cadastrar a métrica necessária para o comissionamento por vendedor individualmente e criar campanhas para incentivá-los.

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